data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Marcada para este domingo, a 78ª edição da Romaria da Medianeira será em carreata neste ano, substituindo a caminhada de milhares de fieis como se viu nas ruas da cidade em anos anteriores à pandemia. Serão autorizados 100 veículos que vão sair da Catedral Metropolitana, da Avenida Rio Branco, por ordem de chegada, em direção à Basílica da Medianeira, a partir das 8h30min. No entanto, os carros não poderão acessar ao parque e devem seguir pela Avenida Medianeira após a entrada da imagem. O restante dos fieis poderão participar da programação, que se inicia no sábado, no Parque da Medianeira, onde somente pedestres terão acesso. A outra alternativa será acompanhar as transmissões ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese, pela Rede Vida ou pela Rádio Medianeira.
- Nós queremos lembrar que a Romaria é um momento de graça que exige a presença de cada um e cada uma. Vamos procurar unir e integrar os devotos de Nossa Senhora Medianeira e não vamos deixar de dar à Mãe Medianeira a alegria da visita e da participação. Esperamos que todos sejam bem-vindos e bem-vindas à Romaria - disse o padre Ruben Natal Dotto, pároco e reitor do Santuário Basílica.
Como acompanhar a Romaria online
- Pelo Facebook da Arquidioce ou da Basílica da Medianeira
- Pela Rede Vida de Televisão
- Pela Rádio Medianeira 102.7 FM
PROTOCOLOS
Em função das medidas de prevenção ao coronavírus, o público, no Parque da Medianeira, será limitado a 7,3 mil pessoas. No local, um contador eletrônico será usado para controlar o teto máximo de ocupação. Depois, as pessoas só entrarão na medida em que outras deixarem o local. É obrigatório o uso de máscara, e o álcool será disponibilizado ao público. Não será exigido comprovante vacinal. Nas missas que começam ainda antes da carreata, no santuário, a capacidade é de até 700 pessoas.
MISSAS E ATIVIDADES RELIGIOSAS
No domingo, serão realizadas missas de hora em hora na Basílica, das 5h até as 18h. Para participar das missas na Basílica será necessário a retirada de fichas de controle de acesso do público. As fichas serão fornecidas 15 minutos antes de cada celebração.
A Vigília Devocional tem início no sábado às 18h e se estende até as 4h de domingo. Os devotos que desejarem visitar a imagem dentro da Basílica poderão fazer sua veneração seguindo as orientações dos guardiões que estarão devidamente identificados. Como tradicionalmente acontece, padres de toda a Arquidiocese permanecerão na cripta para confissões.
A Capela das Velas estará aberta a partir das 6h para os fiéis acenderem velas e realizarem preces e orações. A Fonte Nossa Senhora Medianeira com água benta será liberada às 7h para os romeiros.
JORNADA MUNDIAL DOS POBRES
Conclamado pelo papa Francisco, o dia da Romaria também será marcado pelo Levante dos Pobres. No Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, um almoço para cerca de 200 pessoas em situação de vulnerabilidade econômica será servido.
ACESSOS
O acesso de pedestres será pelo portão do meio, pela Avenida Medianeira. No portão mais próximo da esquina com a Rua Heitor Campos, será a saída. No portão da direita, será o acesso aos carros que buscarão o almoço em formato pegue e leve, das 11h às 13h e sairão pela Rua General Osório.
PROGRAMAÇÃO DA ROMARIA
Sábado
- Às 15h, missa sa saúde pelo enfermos e pelo fim da pandemia
- A partir das 18h, começa a vigília preparatória, que continua ao longo da noite, no Santuário da Basílica
Domingo
- Das 5h às 18h, missa de hora em hora na Basílica e, na cripta, os padres estarão recebendo confissões
- Às 8h30min, saída da carreata da Catedral em direção à Basílica
- Às 10h, no Altar Monumento, começa a missa campal, com celebração do Arcebispo Metropolitano, Dom Leomar Antônio Brustolin
TRÂNSITO E TRANSPORTE PÚBLICO
Haverá fechamento em vias de acesso ao Santuário da Medianeira e também em ruas onde a procissão motorizada irá passar. Ainda, para atender a população, haverá alteração nos itinerários do transporte público, bem como instalado um ponto provisório de táxi para prestar o serviço, na Avenida Medianeira, entre a Duque de Caxias e a Travessa Medianeira, das 7h30min às 12h30min.
No domingo, a Avenida Rio Branco, no sentido Bairro-Centro, estará bloqueada no trecho entre as ruas dos Andradas e Venâncio Aires, das 6h30min às 10h. Os acessos a Rua do Acampamento e Avenida Medianeira até a Rua Duque de Caxias, serão bloqueados das 7h30min às 10h. Já os acessos à Avenida Medianeira, entre as ruas Duque de Caxias e Visconde de Pelotas, serão bloqueados das 7h30min ao meio-dia.
Ruas bloqueadas
- Avenida Rio Branco x Rua dos Andradas
- Rua Venâncio Aires x Rua Floriano Peixoto
- Rua Astrogildo de Azevedo x Rua Floriano Peixoto (ônibus Tancredo Neves e moradores na contramão)
- Rua Professor Braga x Rua Tuiuti
- Rua Tuiuti x Rua Riachuelo
- Rua Riachuelo x Rua Pinheiro Machado
- Rua José Bonifácio x Rua Professor Braga
- Avenida Medianeira x Rua General Neto
- Avenida Fernando Ferrari x Rua João Rolim
- Rua Dezenove de Novembro x Travessa Paraíba
- Rua Paraíba x Travessa Paraíba
- Rua Doze de Outubro x Rua José Carlos Kruel
- Rua Floriano Peixoto x Rua Vinte e Quatro de Fevereiro
- Rua Marquês do Herval x Rua Dom Pedro II
- Rua Heitor Campos x Rua Dr. Theodorico
- Rua General Osório x entrada do Residencial Madre Paulina
- Avenida Medianeira x Rua Visconde de Pelotas
- Rua Visconde de Pelotas x Rua Inconfidentes
- Rua Barão do Triunfo x Rua Farrapos
- Rua Duque de Caxias x Rua Felipe de Oliveira
- Rua Floriano Peixoto x Rua Felipe de Oliveira
Transporte coletivo
- Os pontos de embarque e desembarque localizados na Avenida Rio Branco a partir da Rua dos Andradas até o final da Rua Acampamento, estarão desabilitados das 7h30min até as 10h, em virtude do bloqueio no trecho. Por isso, os ônibus das linhas Sul e Oeste, que saem do Centro, a partir do terminal do Colégio Estadual Manoel Ribas (Maneco), e trafegam pela Avenida Rio Branco, no sentido Centro-Bairro, converterão à direita na Rua dos Andradas, à esquerda na Rua Floriano Peixoto, seguir pela via e converter à direita na Avenida Presidente Vargas. Já as linhas para o sentido Oeste, em direção ao Bairro Camobi, saem do Maneco, após trafegam pela Avenida Rio Branco, convertem à esquerda na Rua Silva Jardim, à direita na Rua Benjamin Constant, à esquerda na Rua Bento Gonçalves, à direita na Rua Pinto Bandeira, à esquerda na Avenida Dores e seguem até o bairro;
- Após as 10h, os ônibus que saem do Centro em direção à Basílica, a partir do Maneco, descem a Avenida Presidente Vargas, Avenida Ângelo Bolson e Avenida Medianeira. Para as pessoas que estiverem na Basílica e desejam retornar ao Centro, o ponto de embarque será na Avenida Medianeira, em frente a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, conversão à esquerda na Rua Visconde de Pelotas, segue via Avenida Presidente Vargas e retornam até o Maneco;
- As demais linhas onde existe um adensamento maior da população terão reforço para receber com o maior conforto os usuários advindos da Basílica da Medianeira. A secretaria lembra, ainda, aos passageiros que utilizarem a linha que circula pelas proximidades da Basílica, poderão fazer uso da integração, dentro do horário estabelecido;
- No período das 7h30min até as 10h, será desabilitada a parada do transporte coletivo que fica na Avenida Dores, em frente ao supermercado da Rede Vivo. Após este horário, será normalizado o tráfego dos ônibus;
- Os veículos do transporte coletivo que saírem do Centro em direção a Basílica, estarão identificados no para-brisas como Romaria.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria